Campanha 1 - Teste do Sofa -  468X60

Baixaqui Downloads - PCSX2

PCSX2 é um emulador de PlayStation 2: com ele, é possível executar os games lançados originalmente para o console diretamente no seu computador!
Um emulador é um software que simula o hardware de outro aparelho. Ou seja, para os jogos de PlayStation 2, o computador é como se fosse um console. Graças a isso, é possível executar os games do aparelho diretamente no seu PC.

A nova versão traz diversas melhorias internas, como uma lista de games compatíveis maior, mais velocidade, um sistema de áudio mais eficiente, uma melhor resposta dos controles e mais configurações gráficas disponíveis. Além de tudo isso, essa versão é pelo menos 10% mais rápida que as anteriores.
PCSX2

Configurando o emulador

Logo após instalar o emulador, você vai ser direcionado à tela da primeira configuração do PCSX2. Nesse local, você deve definir todos os parâmetros do programa. O emulador trabalha com vários aplicativos plugins instalados separadamente; cada um deles possui uma função específica e isso permite que você modifique o programa da maneira que desejar e de acordo com as especificações do seu computador.
Veja quais são as configurações principais:
  • GS: aqui você escolhe o plugin gráfico que mais combina com as características da sua placa de vídeo. Depois de escolher o arquivo, é possível configurar as opções avançadas, como o formato da tela e os filtros da imagem. Graças a esse plugin, é possível ver os jogos de PlayStation 2 em resoluções muito maiores do que aquelas exibidas pelo aparelho originalmente;
  • PAD: nessa opção, você pode escolher o plugin que vai controlar os joysticks. É possível definir todos os detalhes dos controles, mapear os botões, regular a intensidade do force feedback, entre outros;
  • SPU2: as configurações de áudio do emulador podem ser feitas dentro dessa categoria. Entre as regulagens principais, estão o ajuste do volume, a sincronização do áudio e a quantidade de canais de som disponíveis durante a reprodução dos jogos. Vale lembrar que a qualidade do som tem impacto direto no desempenho do aplicativo, portanto, quanto maior a qualidade, maior é a queda de desempenho do emulador;
  • CDVD: aqui você deverá configurar o seu drive de CD/DVD para ser reconhecido pelo emulador. O painel de opções é simples, você precisa definir apenas a letra correspondente ao seu leitor. Também é possível executar os jogos a partir de imagens dos discos. Para fazer isso, selecione o plugin “Linuz Iso CDVD”.
PCSX2
As demais configurações do menu, USB, FW e DEV9 não devem ser alteradas, pois já se encontram nos padrões certos do sistema.
Logo abaixo dessas opções, você encontra o caminho-padrão para a pasta de plugins instalados no emulador. Caso você decida instalar algum acessório separadamente mais tarde, será preciso gravar o arquivo nessa pasta para que o PCSX2 reconheça o arquivo.
A segunda tela de configuração do emulador pede que você instale o arquivo de BIOS original do seu PlayStation 2. Sem esse arquivo, não é possível executar os games.
Após concluir a configuração inicial, o emulador está pronto para funcionar. Para iniciar os jogos, clique no botão “Sistema” e depois em “Carregar CDVD”. O game escolhido deverá rodar com as configurações estabelecidas no início da instalação.
PCSX2
Caso você encontre algum problema durante a execução de algum título, acesse a configuração do aplicativo. Lá é possível rever as escolhas de plugins e efetuar configurações avançadas de desempenho.

Melhorando o desempenho dos jogos

Se o jogo ficou lento durante a execução, pode ser necessário reconfigurar o emulador. Uma dica útil é diminuir a resolução de tela dentro do menu de seleção de plugins. Procure manter as opções-padrão para garantir que os jogos possam ser executados com mais velocidade. Faça testes com diferentes configurações de vídeo até encontrar a mais adequada para a sua máquina.
Dentro do menu de configurações do PCSX2, você encontrará uma opção chamada “Hacks de Velocidade”. Apesar de não ser recomendado mexer nesses itens, você pode acessá-los caso o desempenho dos games não tenha ficado satisfatório.
PCSX2
Como cada computador é único, não é possível escrever um guia completo de otimização para cada máquina. Portanto, caso o jogo executado não tenha funcionado da maneira adequada, você precisa mexer nas configurações de plugins até encontrar a combinação perfeita para o seu computador.

É possível rodar todos os games de PlayStation 2?

Um emulador nunca é a mesma coisa que um aparelho original, portanto é natural que não seja possível executar todos os títulos lançados para PlayStation 2. Apesar disso, a lista de títulos compatíveis é grande e já inclui a maioria dos games lançados até hoje.

Importante: você deve possuir um console e os jogos originais de PlayStation 2 para poder utilizar este emulador. Para elucidar questões mais complexas, você pode visitar o site oficial do PCSX2 (em inglês).

Nossa opinião sobre o PCSX2:

PCSX2 é o melhor emulador de PlayStation 2 da atualidade. O programa consegue executar a maioria dos games com perfeição, além de permitir que você rode os títulos em alta definição — desde que o seu computador possua poder suficiente para fazer isso — melhorando muito a qualidade visual original dos jogos.
O sistema de plugins permite que cada parte do programa seja configurada independentemente. Graças a isso, é possível identificar as melhores opções possíveis para cada computador em que o PCSX2 é instalado. Outra vantagem desse sistema é que, como os plugins são independentes, é possível atualizar cada um deles individualmente.
A instalação do programa direciona o usuário às configurações mais importantes logo no início. Isso facilita a vida daqueles que não possuem muita experiência com emuladores.
A lista de games compatíveis é grande e aumenta mais a cada dia. Segundo os próprios desenvolvedores do emulador, o próximo passo é garantir que pequenos ajustes nos softwares façam essa lista aumentar  ainda mais. Como a equipe de desenvolvimento é grande, isso não deve demorar a acontecer.
Os requisitos de sistema são altos. Simular um console inteiro e todas as suas funções e ainda dar conta de rodar os games não é uma tarefa fácil. Isso não chega a ser um ponto negativo muito grande pela natureza do programa, mas certamente nivela por cima os requisitos mínimos necessários para se executar os jogos. Portanto, equipamentos mais simples e sem uma placa de vídeo dedicada não vão conseguir executar os games com perfeição.

Download
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...